Blog

WhatsApp Pay é aprovado, saiba como se proteger de fraudes

  |   Databras News

WhatsApp Pay, método de pagamento via aplicativo de mensagem instantânea finalmente é aprovado. Disponível desde o dia 4 deste mês, o recurso WhatsApp Pay havia sido anunciado ano passado, mas não foi aprovado pelo Banco Central, entretanto apenas para pessoas físicas.
 
Agora, será permitido fazer transferência de dinheiro dentro da plataforma, com valor mensal de até R$ 5.000,00, podendo ser realizada até 20 transações diárias. E para isto, o usuário deverá possuir habilitado um cartão de crédito ou pré-pago.
 
Ela será uma ferramenta eficaz para novos canais de vendas pela agilidade que proporciona na conversão de venda, entretanto, é necessário muito cuidado para se proteger de fraudes no aplicativo!
 



 
Por isso, trouxemos as dicas que o Thiago Bordini, coordenador e professor da pós-graduação em Cyber Threat Intelligence no Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP), escola referência nas áreas de tecnologia e gestão administrativa para cursos em pós-graduação e MBA, em entrevista concedida ao Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista (IDESP).
 
Páginas na internet:
Os hackers são tão criteriosos e detalhistas que criam sites semelhantes aos oficiais das instituições financeiras, por isso vale prestar atenção aos pequenos detalhes. O link pode chegar via e-mail ou SMS, mas a dica é ‘duvide sempre’ e consulte o banco para entender a mensagem. Nessa dica, é importante, sempre avaliar o domínio e a URL e pesquisar sobre a reputação e histórico do site. Busque por selos de segurança e consulte a política de privacidade antes de realizar qualquer transação pelo WhatsApp.
 
Cuidado com os links:
Normalmente, as instituições financeiras não enviam link por e-mail, SMS ou WhatsApp. Não clique em nenhuma mensagem com o nome de um banco. O ideal é ligar para o gerente responsável pela conta e entender se é ele quem está tentando fazer contato; questione qual meio de comunicação é seguro e qual tipo de contato eles fazem quando precisam falar com o cliente.
 
Antivírus:
Ter um Antivírus é sempre bom. Hoje em dia, existem opções gratuitas também e elas podem dar uma proteção básica, o que já ajuda muito na hora de uma tentativa de ciberataque. Outra dica é manter os navegadores e aplicativos sempre atualizados e aplicar atualizações e correções no seu sistema operacional.