Blog

Você sabe como descartar lixo eletrônico corretamente?

  |   Databras News

 
Segundo pesquisa feita pela ONU Meio Ambiente e a UIT, o Brasil gerou cerca de 2,1 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2019. Isso nos coloca como um dos maiores geradores de lixo eletrônico do mundo.
 
Em 2020, o Governo Federal criou o Sistema de Logística Reversa, ampliando pontos de coleta de produtos eletrônicos para o descarte correto. Empresas de smartphone, por exemplo, recebem seu produto antigo em troca de desconto em um novo modelo. Assim, reduzimos o descarte inadequado, as emissões de gases de efeito estufa e reabastecemos a indústria com matéria-prima, evitando extrações desnecessárias de recursos naturais.
 
Essa ação faz parte do programa Lixão Zero, criado para solucionar o problema da destinação do lixo nas cidades. Somente em 2021, mais de 1,2 mil toneladas de lixo eletrônico foram recolhidas, deixando de ser descartadas no meio ambiente.
Produtos como pilhas, rádios, smartphones, geladeiras e monitores, quando descartados de maneira errada, podem causar sérias consequências para o meio ambiente.
 
Quer fazer o descarte de modo correto?
 
– Procure por empresas especializadas no descarte ecológico ou postos de coleta. No Rio, na Estação da Uruguaiana, existe máquina de descarte de pilhas, por exemplo.
– Separe o lixo eletrônico dos resíduos orgânicos e materiais recicláveis como papel, plástico e vidro.
– Nos casos de celulares e computadores em boas condições, existe a opção de doá-los para ONGs ou centros digitais. Eles podem estar ultrapassados para você, mas podem ser muito úteis para outras pessoas.
 
Faça sua parte para garantir um descarte responsável e contribuir para a preservação do meio ambiente. Juntos, podemos fazer a diferença!