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COMUNICADO IMPORTANTE: Mudanças na Certificação Digital

  |   Databras News

Desde o início do isolamento social, afim de evitar o avanço na proliferação do coronavírus, notamos a preocupação de nossos clientes acerca da emissão de certificação digital de modo seguro. A regra inicial dita pela ICP/ ITI é que todo o processo de emissão precisa ser feito 100% presencial, desde a coleta de biometria (foto da face, coleta de digital) até a finalização com a inserção da senha do cliente.

Entendendo que o cenário atual precisou sofrer alterações, tanto para garantir a saúde de nossos Agentes de Registro como a do cliente, assim como atender as recomendações da OMS, o ITI emitiu um comunicado a todas as Autoridades de Registro sobre certificação a distância, no qual passará a atender em dois modos via internet: online e vídeo conferência.


Entenda a diferença entre as emissões e saiba se você poderá emitir o certificado nessas modalides:

As emissões de certificado digital A1, seja e-CPF ou e-CNPJ, obrigatoriamente precisarão ser feitas através de vídeo conferência. A partir de aplicação de vídeo conferência (aqui, vamos utilizar o Zoom), seguiremos o roteiro pré-determinado por nossa parceira Certisign. Será necessária a apresentação de documentação original com foto durante o processo, além do habitual envio do material por e-mail para nós.

Importante: As emissões por vídeo conferência são gravadas e posteriormente utilizadas nas Auditorias anuais que a AR Databras passa, sendo assim, garantimos que nenhuma imagem ou informação é disponibilizada em outra atividade.

Para as emissões de certificado digital A3, seja e-CPF ou e-CNPJ (seja cartão ou token), poderá ser feita online através de link de renovação disponibilizado pela Databras. Através de nossos e-mails de aviso, você receberá o link para realizar o processo de casa. Não se preocupe, em caso de dificuldade, você poderá contar com o auxílio de nosso agente de registro durante a emissão.

Para que possa realizar a emissão via internet (online ou vídeo conferência) é necessário que sejam cumpridos os seguintes requisitos:

– o cliente PRECISA JÁ TER EMITIDO certificado digital em algum momento, e seus dados (cadastro + biometria) deverão constar na base da Certisign e Receita Federal;
– o certificado deverá estar válido, sendo assim, você precisa fazer a renovação ANTES dele vencer;
– NÃO PODERÁ fazer alteração de cadastro para essa renovação, sendo neste caso uma nova emissão e deverá ser feita presencialmente.

Caso você NUNCA tenha emitido certificado digital, será necessário fazer uma emissão presencial para coleta de dados biométricos e cadastro na base da Receita Federal. As emissões poderão ser realizadas em nosso escritório localizado no Centro do Rio de Janeiro, ou na residência/ escritório do cliente.

Retificamos que todos os agentes seguem normas de higienização fundamental para não contágio, tanto como proteção física (máscara e luvas), quanto limpeza dos equipamentos antes e depois da emissão do certificado com álcool 70%.

Caso ainda tenha dúvidas sobre como a emissão será realizada ou se você está apto para a modalidade de internet, informamos que nossos canais de comunicação estão abertos para qualquer esclarecimento. Fale conosco em comercial@databras.com.br ou certificados@databras.com.br.