Blog

IBP anuncia criação da Associação Brasileira de Downstream (ABD)

  |   Databras News


Em assembleia virtual ocorrida na última terça-feira (16/06), o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP) anunciou a criação da Associação Brasileira de Downstream (ABD). A nova associação, vem em meio as mudanças ocorridas com a pandemia de Covid-19, e tem a intenção de atuar como voz técnica na discussão e proposição de temas dos setores de downstream e midstream, que englobam a produção, importação, logística e distribuição de combustíveis.

A ABD terá sede no atual escritório do IBP, no Rio de Janeiro, e já possui 15 associadas: Petrobras, BR Distribuidora, Braskem, Ipiranga, Raízen, Transpetro, Cattalini, Iconic, Lubrizol, Moove, Petronas, Prumo, Ultracargo e YPF e pretende, ao longo dos próximos meses, atrair e reunir novas empresas dos diferentes segmentos da cadeia de downstream.

Para o Conselho de Administração da Associação Brasileira de Downstream foram eleitos, além da presidente e representante do próprio IBP, Clarissa Lins, Cláudio Mastella (gerente executivo da Petrobras), Marcelo Araujo (presidente da Ipiranga), Rafael Grisolia (CEO da BR Distribuidora), Ricardo Mussa (presidente da Raizen), Roberto Simões (diretor presidente e membro do CA da Braskem), Marcos Benício Antunes (diretor de dutos e terminais da Transpetro), José Paulo Fernandes (diretor presidente da Cattalini) e Leonardo Linden (CEO da Iconic).

Já o Conselho Fiscal reúne Fábio Martins Jorge (controller da Cattalini), Luís Cláudio Bispo (gerente de contabilidade da BR Distribuidora), e Marlis Silva (gerente de controladoria do IBP)