Blog

Com previsão de redução de quase 40%, projeção no comex para 2022 é uma incógnita

  |   Databras News

A AEB (Associação de Comércio Exterior do Brasil) divulgou no mês passado a projeção para a balança comercial brasileira deste ano. Com expectativa de um superávit de US$ 34,524 bilhões, uma redução de 39,7% comparado à projeção de 2021.
 
As expectativas de 2022 dão conta de que para as exportações poderá ocorrer uma queda de 4,7% e para importação, um aumento de 4,5%, em comparação à 2021. Segundo a AEB, o possível aumento das importações e a queda das exportações provocarão contribuição negativa do comércio exterior no cálculo do PIC deste ano.
 
Quanto aos produtos mais exportador, a soja deverá se manter como o produto líder. O cenário ainda manterá o petróleo e o minério de ferro no páreo, entretanto, a projeção é de redução de 18,5% e 34,1% respectivamente.
 
Já a OMC (Organização Mundial do Comércio) em reunião realizada em Genebra, em outubro do ano passado, projetou desaceleração para 4,7% do intercâmbio global para este ano, ante os 4% projetados para 2021.
 
Para a professora de comércio exterior e câmbio da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Zilda Mendes, “A expectativa para 2022 é de que os preços das commodities e as taxas de câmbio tendem a se estabilizar, o que impacta diretamente nas exportações brasileiras. Parte das projeções indica queda nas exportações de algumas commodities, como o minério de ferro.”. Você poderá ler a matéria completa clicando aqui.
 
Conta para nós, qual a sua projeção para 2022 no comércio exterior?