Blog

Sistema de identificação de vazamento de óleo no mar está em desenvolvimento

  |   Databras News

 

 

Vazamento de óleo

A Repsol Sinopec Brasil, em parceria com a TideWise e a UFRJ, está desenvolvendo um sistema autônomo para identificar possíveis vazamentos de óleo no mar (em ambiente offshore) e coletar dados metoceanográficos para alimentar modelos de dispersão de óleo. Esta tecnologia poderia ser aplicada também em campanhas de inspeção dos mais variados equipamentos offshore.

A solução do projeto é um trabalho em conjunto de uma embarcação autônoma e um veículo aéreo não tripulado (VANT) autônomo, que consiste em um sistema de comunicação integrado de dados que gera informações relevantes para uma tomada de decisão mais rápida e eficaz.

Um vazamento seria detectado por meio de inspeção visual através de câmeras específicas instaladas nesse veículo aéreo, mais conhecido como drone. A duração prevista do projeto é de 18 meses, e um protótipo deve participar de testes em julho de 2020.

A inovação deve contribuir para uma rápida resposta de acionamento das embarcações empregadas na operação de contenção e limpeza, com o propósito de evitar impactos no meio ambiente. Eventualmente, eliminando alarmes falsos de qualquer incidente de vazamento de óleo, para que evite, os custos desnecessários de mobilização da equipe de contenção e limpeza.