Rio em Foco: Retomada do setor de petróleo impulsiona exportações no estado do Rio

  |   Blog

Em um ano escasso de boas notícias, as exportações no estado do Rio em 2017 surpreenderam. E não só superaram as expectativas, como bateram o maior saldo comercial da história.
A especialista em Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan Internacional), Claudia Teixeira dos Santos, e a presidente do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado (Sindaerj), Célia Regina Gomes, são as convidadas do programa e explicam como o mercado pode ficar ainda mais fortalecido com a simplificação dos processos.
“De 2016 para 2017 o estado registrou uma recuperação importante da indústria de petróleo, tanto no preço quanto no volume, com aumento de mais de 65% nas exportações. Mas tivemos também bons resultados nos setores automotivo, metalúrgico, borracha e plástico, têxtil e bebidas. A exportação é uma saída para a crise”, ressaltou Claudia Teixeira.
Desburocratizar os processos de exportação é fator decisivo para fortalecer ainda mais esse mercado e dar início a um novo ciclo de crescimento. “O Portal Único foi lançado agora e vai reunir todos os anuentes e órgãos envolvidos no comércio exterior. Isso vai simplificar e agilizar o trâmite, mas ainda falta muito para que o sistema esteja completo. Outra questão é a estrutura portuária, que também precisa ser avaliada”, constatou Célia Regina Gomes.