Blog

RANSOMWARE: Por que e como tomar cuidado com o malware

  |   Blog Databras News

ransomware-por-que-e-como-tomar-cuidado-com-o-malware

Você já leu ou ouviu falar em Ransomware?

Migrar os arquivos de servidores físicos para nuvem tem sido um dos diálogos que as empresas de tecnologia têm promovido com seus clientes, e potenciais clientes. Partindo do principio da modernização do ambiente tecnológico, podemos apontar tantas outras questões que, mesmo as mais tradicionais empresas, deveriam pensar em virtualizar seu ambiente.

Um ponto que se torna interessante para muitos é a busca pela economia dos custos, tanto mensais como anuais. A aquisição de um servidor físico demanda manutenção efetiva, custos com licenças para utilização e adequação de espaço, que geralmente exige refrigeração própria e dedicada. A manutenção precisa ser realizada por pessoal qualificado, em alguns perfis de empresa sendo necessária uma equipe própria ou terceirização do serviço. Portando, o servidor necessita de investimento em segurança e backup, tais aquisições são indispensáveis para um bom funcionamento da ferramenta.

Estudos comprovaram que além de avanços da tecnologia para boas práticas, as infestações de vírus também se adaptaram e estão cada vez mais perspicazes. Muito tem se falado de Ransonware, que nada mais é que um software malicioso que infecta a máquina (desktop ou notebook), exibindo uma mensagem que exige cobrança de taxa para que ele volte a funcionar. Ele pode ser instalado por meio de e-mail que para muitos pode parecer corriqueiro. Sua atividade maliciosa consiste em bloquear a tela ou criptografar senhas. Mesmo que um especialista se dedique em resolver a questão, não impede que seja irreversível, além do custo monetário.

Não existe uma previsão de finalização dos ataques. Em relatório, a Trend Micro explana que entre o período de janeiro de 2016 e março de 2019, houve cerca de 1,8 bilhão de ataques em todo o mundo. O Brasil ficou em segundo lugar. Outra empresa especializada no tema, a Cybersecutiry Ventures estima que em 2021 os ataques ocorram a cada 11 segundo, um aumento de 27% em relação aos ataques ocorridos atualmente (14 segundo).

Migrar seu servidor físico para um ambiente virtual poder contribuir para minimizar essas questões, e auxiliar na redução de custos. É sabido que existem muitas nuvens públicas, porém quando falamos de material corporativo, precisamos investir no melhor para assegurar qualidade de prestação de serviço além de suporte de equipe especializada.

Nós da Databras, oferecemos serviço nuvem, e estamos aptos para atender sua demanda, oferecendo o melhor serviço da América Latina de servidor em nuvem, a Equinix, assim como, oferecendo backup em parceria com a Acronis. Vamos marcar uma reunião? Entre em contato conosco através de 2518-2363 ou pelo e-mail comercial@databras.com.br. Será um prazer poder atende-los.