Blog

Projeto prevê até 40% de economia de gás natural

  |   Databras News

A GasBrasiliano, responsável pela distribuição de gás natural canalizado na região noroeste do Estado de São Paulo, em parceria com a Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), desenvolveu um projeto para o sistema de aquecimento de água que promete redução de aproximadamente 40% de gás natural.

Trata-se da aplicação de tecnologia de condensação sem a necessidade de tanque de armazenamento. A estratégia de operação adotada no projeto impacta principalmente em períodos de baixa ocupação, eliminando a necessidade de manter grandes volumes de água aquecidos, o que resultou na redução do consumo de gás natural em 40% nos meses monitorados.

A tecnologia foi aplicada, a princípio, em um hotel em Araraquara (SP), com cerca de 140 apartamentos. Indicando assim, que o investimento para instalação do sistema varia de acordo com o tamanho e necessidade do empreendimento, sendo a média de retorno cerca de 15 meses.

Segundo Alexandre Schoubek , gerente de Marketing da GasBrasiliano “O projeto comprovou que a modernização das instalações proporciona uso eficiente do combustível e consequente redução na conta de gás natural.”