Blog

Industrias de óleo e gás utilizam a digitalização como diferencial no comex

  |   Databras News

Empresas de óleo e gás utilizam a digitalização para se destacar no mercado

Durante o evento Rio Automação 2019, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP), realizado nesta terça-feira, 28/5, foi-se discutido a admissão e o diferencial do uso da digitalização nas indústrias brasileiras de óleo e gás no mercado.

“A competição hoje não é mais entre operadores e, sim, entre as bacias. Os operadores que atuam nas bacias brasileiras terão de inovar para serem competitivos. Se ‘o dado é o novo óleo’, não tenho dúvidas do porquê que vamos ser capazes de transformar digitalmente a nossa indústria e trazer competitividade para nossa produção”, de acordo com Augusto Borella, gerente geral de Transformação Digital da Petrobras.

Para o gerente, a segurança e o valor são resultados de mudanças no modelo de negócios atualmente, ”A automação afasta pessoas do cenário de risco. E gera valor para a sociedade se conseguir trazer óleo para o menor custo possível.”

Entretanto, empresas que adotarem a digitalização em seus processos, irão se destacadar no mercado, “De acordo com os dados do Fórum Econômico Mundial, a transformação digital pode fazer com que a indústria de óleo e gás gere 4,2 trilhões de dólares até 2025, sendo que parte dessa renda pode ser capturada pelas empresas”, segundo Borella.

Fonte: Redação/Agência Petrobras