Blog

Energia solar fotovoltaica em expansão no Brasil

  |   Databras News

 

As placas de energia solar fotovoltaica obtiveram um amplo crescimento pelo país nos últimos anos. Acredita-se que devido ao encarecimento nas contas de energia elétrica e a crise hídrica que o país enfrenta, tenha gerado esse interesse na busca de novas fontes de energia.
A energia solar fotovoltaica é a conversão da luz do sol em energia elétrica através de sistemas fotovoltaicos, que oferecem uma economia de até 95% na conta de luz nas casas ou empresas.

Segundo o infográfico da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), publicado em seu site em junho deste ano, o Brasil instalou 1,2 GW em 2018, totalizando 2,4 GW de capacidade acumulada.
Longe de ser uma potência neste segmento, visto que a China, o país que mais investe em energia solar fotovoltaica, instalou 45,0 GW (seguida da Índia, 10,8 GW e USA 10,6 GW). Já no Brasil, a geração distribuída traz em seu ranking estadual Minas Gerais (19,5%), Rio Grande do Sul (16,4%) e São Paulo (12,4%) como as maiores potências instalada (MW).

O Brasil possui um grande potencial para explorar a energia sustentável, devido a alta incidência solar e os espaços disponíveis; entretanto, atualmente, o uso dessa fonte equivale a apenas 1%. O uso da energia “limpa” traria um impacto positivo não apenas para o bolso dos usuários, como também para o meio ambiente e uma boa alternativa para estados que sofrem com estiagem como São Paulo e Rio de Janeiro.

A COMERC (empresa do mercado livre de energia), já havia listado as capitais brasileiras onde a tecnologia traz um retorno mais rápido ao consumidor.

Tal atividade tem sido vista em ascensão pelos portais especializados no tema. Em abril deste ano, o Portal Solar publicou uma matéria que falava sobre um aumento de 44% na capacidade instalada em 2019, atraindo ao país mais de R$ 5,2 bilhões de investimentos privados, o que pode ocasionar em um aumento de 88,3% em comparação a 2018.
Quem aproveita esse momento de buzz sobre esse mercado em expansão não são apenas os empreendedores, mas também os profissionais. Ao todo, 500 novas empresas de energia solar foram abertas, segundo levantamento da ABSOLAR, o que poderá gerar ais de 15 mil vagas em todo o Brasil.