Blog

Benefícios de utilizar o PGA para seus processos aduaneiros

  |   Databras News

De alimento em seu estado bruto à cabelos, de tudo um pouco percorrem os portos e aeroportos brasileiros, seja chegando ou partindo, no intenso cotidiano do ramo de comércio exterior. Dentre importação ou exportação, nos deparamos com cifras na casa dos bilhões, e cada vez mais, o Brasil em busca de novos parceiros interacionais.
 
A rotina dos processos aduaneiros exige do profissional atenção e cuidado em cada uma das operações registradas junto ao SISCOMEX. Aqui, falamos de multas expressivas, que trazem transtornos tanto ao fornecedor quanto ao consumidor. Isso sem falar do volume de contêineres, da sua rotatividade diária e a importância que é necessário oferecer a cada prestador. Já pensou ter que fazer cada operação aduaneira à mão ou uma a uma?
 
Foi pensando nessa rotina, que eu em 2012, a Databras lançou o Programa de Gestão Aduaneira (PGA). Ele traz uma série de benefícios aos players de mercado. Conheça abaixo os benefícios que você irá adquirir contratando esta solução:
 
1. É um sistema de gestão, que possibilita visibilidade total das transações na cadeia de Suprimentos, Logística e Comércio Exterior.
 
2. Oferece interatividade e controle junto as entidades envolvidas nos processos aduaneiros corporativos do cliente, através de integração sistêmica entre os sistemas e atores envolvido, tais como Agentes de Carga, Despachantes Aduaneiros e Alfândega.
 
3. Consistência de dados em única plataforma sistêmica integradora, permitindo a execução das operações em uma base de dados mais confiável (em plataforma Oracle) com acesso remoto via Internet/ Intranet, tendo o controle de permissão de acesso por usuário.
 
4.Simula pre-cálculo (Estimativa) dos custos de Importação por item em uma operação aduaneira.
 
5. Tratamentos especiais na geração do Catálogo das Mercadorias, a partir das integrações com o sistema corporativo do cliente em relação aos campos da descrição estrangeira e brasileira NCM, entre outros; assim como, a possibilidade da criação automática do catalogo a partir dos itens registrados na Declaração de Importação/ Exportação.
 
6. Emite relatórios personalizados, viabilizando análise objetiva de dados e melhoria contínua dos processos, através de métricas parametrizadas, tendo ainda o GED, para digitalização de documentos para arquivo pertinentes aos processos de Importação e Exportação.
 
7. Recuperação automática de toda Declaração de Importação (DI), Declaração de Exportação (DDE) e Carga registrada no SISCOMEX. Importação e Exportação, MERCANTE e SISCARGA, através de filtros avançados para qualquer Regime Aduaneiro.
 
8. Realiza integração automática das informações de Importações /Exportações registradas no Siscomex, recuperadas pelo robô do PGA e enviadas ao sistema corporativo emissor de Nota Fiscal do cliente, tornando transparente a emissão das NFes de entrada e saída do mercado externo, sem a necessidade da digitação dos itens.
 
9. É uma importante ferramenta de compliance, pois realiza controle operacional e gerencial, face a eliminação de inserção manual de dados, assim como, eliminação de erro humano e multas.
 
Possui cinco módulos que podem ser adquiridos em conjunto com separados. São eles:
 
I. Compras Internacionais
II. Controle de embarques
III. Importações e Exportações
IV. Financeiro
V. Nota Fiscal
 
Visando sempre atender aos clientes da melhor maneira possível, a Databras oferece em seu portfólio soluções tecnológicas inovadoras para Gestão de Comércio Exterior, abrangendo todos os Regimes Aduaneiros Especiais. Para mais informações, fale com um de nossos consultores especializados através do telefone (21) 2518 – 2363 ou por e-mail comercial@databras.com.br.
 


Esta é uma loja de demonstração para fins de teste - As compras realizadas não são válidas.