Blog

Apine promove debate sobre modernização do setor elétrico

  |   Blog Databras News


A Apine (Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Energia Elétrica) promoveu evento com objetivo de debater as perspectivas para o setor elétrico brasileiro. Em sua 19° edição, o tema do Encontro dos Associados da Apine foi sobre “Modernização do Setor Elétrico”, com ênfase na sustentabilidade do setor em um ambiente de mercado liberalizado, abordando, dentre outros aspectos, a preservação da expansão e a busca de maior eficiência na alocação de custos e riscos.

No evento ocorrido na última quarta-feira, (25/09), em Brasília, a secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia (MME), Marisete Pereira afirmou que um relatório com recomendações de um plano de ação será entregue ao Ministro Bento Albuquerque no dia 1/10. Segundo ela, foram 180 dias de trabalhos intensos por busca de soluções para os desafios enfrentados pelo setor elétrico.

Como resultado, os 180 dias de Modernização do Setor Elétrico tiveram: sete workshops realizados, quatro consultas públicas, mais de 130 reuniões realizadas com participação de 28 agentes, associações e consultorias de mercado e mais de 100 especialistas foram ouvidos. Seis órgãos do governo também participaram das reuniões.

Um dos exemplos, é a Consulta Pública 85, aberta até o dia 16/10, que tem como assunto uma proposta de medidas de curto prazo, bem como cronograma de execução, voltadas à realização da revisão das garantias físicas de energia de usinas despachadas centralizadamente.

Além disso, ainda participaram dos painéis do debate, o Diretor-Geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, André Pepitone, o Diretor-Geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, o Presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Rui Altieri, o Presidente da Empresa de Pesquisa Energética, Thiago Barral, o Presidente do Conselho de Administração da Apine, Edson Silva, e o Diretor-Presidente da Apine, Guilherme Velho.

Em suma, o evento contou com palestras sobre a modernização do setor elétrico e a retomada do crescimento econômico, além de um painel com os presidentes das associadas do Apine.

Clique aqui para ler mais notícias sobre o setor elétrico.